sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A ILHA - Aldous Huxley

Foi o primeiro livro que li do aldous Huxley, e o último que ele escreveu. Muitas pessoas comparam com "admirável mundo novo" por se tratar de uma sociedade utópica também, como ainda não li, não farei comparações aqui.

Conhecemos Will Farnaby, um jornalista que é também um tipo de negociador de seu chefe, milionário dono de vários tipos de negócios.

Ele visita uma região que possui essa ilha que é regida de forma budista/socialista. A princípio é um povo esclarecido e  ciente do mundo consumista que o cerca. O autor cobre todas as áreas da sociedade para que ela seja "perfeita", subsistente. Will vai até lá para persuadi-los a explorar sua produção petrolífera e acaba ficando encantado com o meio de vida que lhe é apresentado.

Não há luxo na ilha, porém não há falta de comida, nem epidemias de doenças, nem superpopulação, nem guerras... Há muitas coisas que achei interessante como um tipo de "adoção comunitária", que uma criança pode ser criada em várias casas além da sua família biológica. A criança não é obrigada a ficar com pais que ela não se dá bem, ou que não lhe dão a devida atenção.

O livro explica mais como essa sociedade funciona do que como as cidades em volta tentam se apropriar de seu petróleo, e conhecer Pala é muito interessante! É utopia, uma fantasia de uma sociedade perfeita... Às vezes é bom sonhar, apesar de não concordar com algumas filosofias do livro, mas é interessante do mesmo jeito. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

OBJETOS CORTANTES - Gillian Flynn

Camille Preaker é uma jovem que trabalha como repórter de um jornal em Chicago, sem muito prestígio nem talento. Um dia, o seu editor pede para que ele a vá pra sua cidade natal investigar sobre assassinatos de criança que estão ocorrendo lá.

Ela teve vários problemas na infância/adolescência com a família, principalmente com a mãe, que é um tanto neurótica que foge dos problemas, estava sempre cuidando da irmã da Camille, que morreu qdo ainda era pequena. E esse é um dos traumas de Camille, que até hoje sofre, mesmo tendo passado uma época internada... ela ainda se corta quando passa por alguma situação difícil.

A família é rica em Wind Gap, sua cidade natal, e pra conter despesas ela acaba se hospedando lá pra investigar o caso. A mãe mora com o padrasto de Camille e eles têm uma filha, que ela mal conhece. Essa proximidade com a mãe vai fazer ela descobrir coisas bem sinistras...

A cidade é pequena, tem coisas típicas como... adolescentes que aprontam muito porque não tem o que fazer mas se fazem de santos na frente dos outros, o xerife que procurava sossego numa cidade pequena e acaba tendo que cuidar de um assassino em série de crianças, o romance entre pessoas que investigam o mesmo caso...

Assim como "garota exemplar", o mistério é guardado até o fim, porém este livro tem mais reviravoltas e chegando no fim já dá pra adivinhar mais ou menos o desfecho... Mas isso não deixa o livro ruim. Ele é um ótimo thriller e vale muito a pena ler! 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

LIDOS! Julho/Agosto 2016

- Maratona literária de terror: https://youtu.be/W7j2r11_LYw

- caim, o primeiro vampiro, georgina cavendish - novos talentos da literatura brasileira (resenha: https://youtu.be/KX6fsct6j1w, compre aqui: http://goo.gl/hWYYSu)
- os mentirosos, e. lockhart - (resenha: https://youtu.be/wh8WkiSzTmc, compre aqui: https://goo.gl/txndIv)
- o miniaturista, jessie burton - intrínseca (resenha: https://youtu.be/kOEetc_wZ5k, compre aqui: https://goo.gl/omut1T)
- cujo, stephen king - signet book (resenha: https://youtu.be/FFpm05KK06U, compre aqui: https://goo.gl/8zhyMJ)
- o cemitério, stephen king - ponto de leitura (resenha: https://youtu.be/tlwiHEYJRXk, compre aqui: https://goo.gl/M4NnNe) 
- o regresso, michael punke - intrínseca (compre aqui: https://goo.gl/KthgIB)
- quando os adams saíram de férias, mendal johnson 



Blog: http://liaolivro.blogspot.com.br/
Siga-me: http://instagram.com/liaolivro/
Twitter: @mayumilia
email: liamayumii@gmail.com
caixa postal 81693 - cep: 04378-971 - São Paulo/SP

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O CEMITÉRIO, Stephen King

Reler este livro foi ma-ra-vi-lho-so... eu lembro que tinha sido um dos livros que me deixou com mais medo que o normal... (mais que o exorcista!). Talvez porque esse é um dos livros que foram inspirados em experiências pessoais do autor. Em 1979, Stephen King trabalhava como "writer-in-residence" na universidade do Maine (que pelo que entendi é um tipo de consultor de escrita e é um cargo temporário - cada escritor/consultor fica certo tempo, já que eles estão ali pra trocar/dividir idéias, faz todo o sentido pra universidade ter mais diversidade), como temporário, morava uma casa alugada que ficava na beira de uma estrada que passava vários caminhões, inclusive o gato de sua filha foi atropelado nessa estrada.

O personagem Louis Creed do livro é um médico e o acompanhamos desde o primeiro dia em que ele se muda pra casa na beira da rodovia 15, ele se mudou de Chicago para Ludlow pra trabalhar na universidade, sua esposa é a Rachel, seu filho menor Gage e sua filha mais velha Ellie - que tem um gato (viram a semelhança?).

Nesse primeiro dia, ele conhece também seu vizinho Jud, um senhor de idade de uns 80 anos que acaba se tornando seu melhor amigo. Jud apresenta à família um cemitério de bichos, "simitério" - como as crianças nomearam, que é cuidado pelas crianças da cidade há anos... há tantos anos que até o Jud chegou a enterrar um cachorro quando era criança.

O gato de Ellie, Church, morre atropelado na estrada e Jud mostra pro Louis um cemitério além do "simitério"...

É um livro angustiante, como disse, acho que por ter muito da experiência do Stephen King na história ele se torna mais real... O livro é dividido em 3 partes, a primeira é praticamente uma apresentação da família, a segunda é sobre o cemitério ("simitério") e suas complicações e a terceira parte é a parte do terror em si, do sangue e do desfecho...

A música "pet cemetery" do Ramones foi escrita especialmente pro filme baseado no livro. Stephen King, aproveitando uma turnê da banda perto de casa, os chamou pra lá e entregou um exemplar do livro, no dia seguinte ele recebeu um telefonema dizendo que havia uma música pro filme!

Tem várias curiosidades sobre o filme no blog medob.

O livro é bem mais denso e envolvente que o filme, que é muito mais terror/fantasma/sangue... os dois são bons! Enfim... 

BOOKHAUL - Agosto 2016


- Livros da coleção folha (http://nomesdaliteratura.folha.com.br/)
- capote no kansas, andré parks (compre aqui: http://goo.gl/pFQPUA)
- homem máquina, max berry (compre aqui: http://goo.gl/LPM5lf)
- o homem que caiu na Terra, Walter Tevis (compre aqui: http://goo.gl/RERniN)
- Almanaque da rádio nacional, ronaldo conde aguiar (compre aqui: http://goo.gl/QJqbzC)
- fábrica de vespas, iain banks (compre aqui: http://goo.gl/7mESpc)
- box da literatura francesa (compre aqui: http://goo.gl/QmptL0)
- box clássicos da crítica, da literatura e do teatro (compre aqui: http://goo.gl/h4lUFj)
- box clássicos da literatura inglesa e portuguesa (compre aqui: http://goo.gl/fISGJU)



Blog: http://liaolivro.blogspot.com.br/
Siga-me: http://instagram.com/liaolivro/
Twitter: @mayumilia
email: liamayumii@gmail.com
caixa postal 81693 - cep: 04378-971 - São Paulo/SP

sábado, 3 de setembro de 2016

Chicken, Chicken (goosebumps) - R.L. Stine (#MLT2016)

Essa coleção é bem antiga: GOOSEBUMPS. Várias histórias de terror infantil... fofo, né? Tem versões em português, mas não sei se ainda são reeditados.

Nesse livros, dois irmãos: Crystal e Cole vão ser "incriminados" e acabam sendo punidos pela bruxa da cidade, a Vanessa. Os dois vão gradativamente se transformando em GALINHAS. Animal que Crystal ODEIA... A história parece nunca acabar e depois acabamos descobrindo porque Vanessa foi tão rigorosa com eles.

O final é bem engraçado e saiba que as crianças vão se dar mal de novo...!!!