Este é um livro que fala um pouco sobre a condição feminina... Láá naqueles tempos do século 19 em que era estranho ver uma mulher morando sozinha, sendo independente. A Lolly passa parte da sua vida cuidando dos sobrinhos, morando com irmãos, até que as crianças crescem e ela já não sente que tem mais motivos para morar com a família.
Finalmente ela consegue ir morar sozinha no interior e tudo parece uma metáfora sobre a condição feminina mesmo. Uma mulher que quer ser independente, não quer se casar... vai parar numa cidade em que tem alguns tipos "excluídos"... até que ela vira uma bruxa... faz um pacto com o diabo...
Depois de saber tudo isso, o livro parece mais interessante... O que me chamou atenção na compra foi o título de livro "mais injustiçado" dos últimos tempos...
Este foi um dos livros recomendados (físico) por menos de 10 reais, mas acabei lendo no kindle unlimited.
Este livro é uma "biografia romantizada" do Gutenberg (desenvolveu um sistema de "impressão" rudimentar, sendo pioneiro em produzir cópias impressas em massa).
Estamos numa questão complicada: devemos fazer cópias de bíblias para que qualquer pessoa faça sua interpretação? Gutenberg está sendo julgado por ter feito uma cópia de bíblia - na verdade por ter feito "bruxaria". E temos outra história em paralelo que é um assassino em série que só age num bordel famoso da cidade.
Título: O livro dos prazeres proibidos (compre aqui:https://amzn.to/3iq7jAM)
Autor: Frederico Andahazi
Editora: Bertrand
Ano: 2013
Páginas: 237
Edição: 1
SKOOB: https://www.skoob.com.br/usuario/1776...
Conheça a TagLivros: http://bit.ly/2v7NQgp (Se assinar, use o código LIAZED9Q e me ajude! :D)
Fiz uma lista dos livros físicos por menos de 10 reais... no dia que gravei o vídeo! Então se estiver de olho em algum deles, fica monitorando porque eles às vezes sobem o preço, mas voltam pra esse valor!!!
Ralph Roberts é nosso protagonista diferente, tem uns 70 anos e nos mostra Derry diferente de IT - a dos idosos (sim, esse livro se passa em Derry também, mesma cidade de IT-a coisa). Após a morte da esposa começa sua insônia. E é essa insônia que vai o levar também a entrar em contato com OUTRAS DIMENSÕES. Como se o estado da mente "dormindo pouco" nos levasse para outros lugares, outras formas, o mundo das auras. A construção que King fez desse mundo é muito boa, gradual, nos levando a acompanhar o Ralph na angústia de não dormir.
Há muita referência à Torre Negra, não à série em si, mas à própria Torre que aparece, até ao estado anterior à que conhecemos na série. Antes do mundo se esvair.
Aparecem uns seres nesse mundo de auras e até um chega a ter uma luta CORPORAL com o Ralph, que quanto menos dorme, mais disposto começa a ficar, mesmo que ele não perceba de imediato. Quem o encontra pelas ruas sempre elogia sua boa aparência e já presume que os episódios de insônia terminaram.
O começo do livro é bem lento... até a página cento e pouco fiquei um tanto desanimada com a leitura, não vou negar, mas depois disso, é impossível largar o livro. E acredito que a lentidão seja para que a gente realmente sinta a angústia do Ralph em não dormir.
O livro é dividido em 3 partes além do epílogo e prólogo:
- EPÍLOGO: DANDO CORDA NO RELÓGIO DA MORTE (I) - A velhice é uma ilha cercada de morte, Juan Montalvo - Sobre a beleza
- PARTE I - DOUTOREZINHOS CARECAS
- PARTE II: A CIDADE SECRETA
- PARTE III: O REI SANGUINÁRIO
- EPÍLOGO: DANDO CORDA NO REÓGIO DA MORTE
Há muito mistério com relação ao motivo do Ralph ter sido "escolhido" para enxergar as auras e tudo mais, porém esse motivo é revelado somente no final da trama e acredito que a surpresa maior seja pra quem tenha lido ou está lendo à série da Torre Negra. Mas é para salvar alguém e esse alguém é chave importante para o desenvolvimento da série.
Esse "salvamento" está para acontecer no dia em que Susan Day - representante da causa pró aborto - vai para a cidade para discursar no hospital que faz abortos na cidade. Lembrando que nos EUA esses hospitais são legalizados e permitidos na maioria dos estados americanos.
Também vamos conhecer o Ed Deepnau, que era um amigo do Ralph e esposa Carolyn, é um químico, calmo, que frequentava a casa do casal com sua esposa e filha de 1 ano e pouco na época e agora está violento, participando de protestos em frente à esse hospital, brigando no trânsito... depois vamos descobrir o que está por trás dessa mudança de personalidade também.
Há personagens que estão em IT que aparecem aqui também, afinal estão na mesma cidade, porém são aparições rápidas... o que nos faz ver que essa história se passa um pouco antes do que aconteceu em IT...