sábado, 31 de outubro de 2015

RESENHA - O perfume, Patrick Suskind

Essa foi uma releitura... e eu não lembrava quase nada do livro!!!

Jean-Baptiste Grenouille nasceu de uma peixeira em pleno serviço no século 18. A peixeira sabendo que a maioria de seus filhos nascia morto, simplesmente jogou o filho no lixo por ele não emitir um som sequer. Quando ele chorou, alguém percebeu, levando a mãe de Grenouille à morte como punição de um ato tão cruel.

Como órfão, passou por várias instituições, mas nunca agradando aos seus protetores. Alguns não sabiam explicar, mas ele tinha algo diferente. Ele não tinha cheiro, nem quando bebê.

Ainda menino descobriu que tinha o olfato super aguçado e com isso conseguia realizar muitas façanhas. Seu corpo era resistente, sempre quieto ele foi chegando onde queria e assim chegou a ser assistente de um grande perfumista em Paris. Ele fazia as fragrâncias para seu patrão e fazia as suas (cheiro de gente, cheiro de gente bonita, de passar desapercebido...)

Ele estava em busca do perfume perfeito... e por que não usar sangue humano?

O livro nos conta sobre toda a vida do personagem...mesmo que ele não se comunique, não nos mostre suas ambições... não gostei de forma alguma dele, ele é chato. Mas o que acontece na vida dele é demais...

O filme é muito bonito, a fotografia é linda e conseguiu captar o espírito do livro. Claro que com umas modificações aqui e ali. Recomendo os dois!



Nenhum comentário:

Postar um comentário