sábado, 3 de agosto de 2019

O peso do pássaro morto, Aline Bei

Terminei de ler agora e eu precisava compartilhar... não conseguiria esperar para gravar vídeo!!!

Dos 8 aos 52 anos acompanhamos a vida de uma mulher. E não é simples, ou é simples de maneira complexa. É muita perda na vida dela.

A forma como o livro foi escrito se mistura entre prosa, poesia, diário, poesia concreta... só isso já me encantou muito e aí juntamos a história dessa mulher... A mistura da forma com o conteúdo é muito perfeita, tem sua beleza poética mas é prosa... não consigo explicar.

Também não consigo falar desse livro sem dar alguns "spoilers", mas acredito que não faça diferença pois mesmo sabendo o conteúdo do livro, não tem como eu descrever a poesia que existe nele, não tem como eu reproduzir a forma só com descrições, você vai precisar ler.

Aos 8 a melhor amiga da personagem morre, aos 17 ela é estuprada e os pais meio que a expulsam de casa porque engravidou. Não, ela não contou que foi estuprada. Eu não sei se ela é medrosa demais ou se ela é inocente e infantil demais... Tudo é melancólico na vida dela. Talvez pela morte precoce da amiga.

Apesar dos anos que passam, conseguimos enxergar a menina a todo momento. Talvez por causa da escrita. A personagem não tem nome e isso também nos afasta dela, ela não consegue criar intimidade com ninguém, nem com o próprio filho... 

Tudo me "pegou" pessoalmente: A morte de uma criança, o distanciamento entre mãe e filho, o apego a um animal de estimação que sabemos que vai morrer antes de nós... E o nome do cão, Vento, faz todo o sentido...

Apesar dos assuntos complexos e às vezes não agradáveis, a vontade de ler é maior. O final é perfeito. Se encaixa com a personagem, com a forma como ela lidou a vida. 

Pela internet há várias entrevistas com a autora, nem dá pra imaginar que esse seja seu livro de estreia. Apesar de produzir muitos textos e contos, esse é o primeiro romance... E o melhor livro do ano (lido até agora por mim...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário